O primeiro Eco Festival dos Açores

O Eco Festival Azores Burning Summer acontece desde 2015 na praia dos Moinhos — Porto Formoso, um lugar especial, marcado por uma beleza natural distinta e por um legado de bons momentos vividos por várias gerações. 

Premiado e certificado na vertente da sustentabilidade e distinguido pela qualidade da sua organização, hospitalidade e programação alternativa, o Azores Burning Summer afirmou-se no contexto nacional e internacional, constituindo uma proposta de qualidade distinta na agenda cultural dos Açores.

Música, cinema, debates, ecodesign, veículos elétricos, land art e ações comunitárias compõem a programação do Azores Burning Summer, um evento de acesso equilibrado que valoriza a qualidade da experiência por parte do público e a sua relação com a natureza envolvente.

O “Burning“ não pretende ser um evento massificado, mas sim um Festival de acesso equilibrado, com reduzido impacto ambiental, que valoriza a qualidade da experiência e a felicidade do seu público.

Medidas Ambientais

O Festival pretende contribuir para o despertar da consciência ecológica coletiva com a implementação de medidas e práticas que levam à mudança consciente de comportamentos, com vista à redução do desperdício e à alteração de hábitos do consumo.

ecopontos / copos reutilizáveis / utensílios reciclado e biodegradáveis / cinzeiros individuais / refill / energia de fontes renováveis / eficiência energética / inibição da circulação automóvel / estacionamento gratuito / shuttle gratuito

ZERO Desperdício

ZERO Ruído Visual

ZERO Beatas

Car Sharing

Prémios

Em 2024, o Eco Festival Azores Burning Summer foi o vencedor ibérico, no Iberian Festival Awards, na categoria de Melhor Contributo para a Sustentabilidade, depois de ter conseguido o mesmo prémio a nível nacional, na mesma categoria, em 2022.


A edição de 2020 do Festival mereceu uma menção honrosa na categoria Economia Circular, Verde e Azul e a edição de 2021 foi a vencedora regional na mesma categoria, no âmbito dos prémios Espírito Verde, uma iniciativa do Governo Regional dos Açores que visa distinguir os projetos que mais contribuem para a sustentabilidade na Região Autónoma dos Açores.